‘Representam novos desafios’: o motivo oculto por trás da atitude polêmica do Papa Leão XIV em contrariar pedido de Francisco

‘Representam novos desafios’: o motivo oculto por trás da atitude polêmica do Papa Leão XIV em contrariar pedido de Francisco
Compartilhe

 

‘Representam novos desafios’: o motivo oculto por trás da atitude polêmica do Papa Leão XIV em contrariar pedido de Francisco© Getty Images

Só se fala da escolha do cardeal Robert Francis Prevost como o Papa Leão XIV, sucessor de Francisco, que foi uma surpresa para muitos. Já em exercício, o pontífice começou seu papado não cumprindo um importante pedido de seu antecessor, que antes da morte deixou claro o nome que gostaria que o sucedesse.

Na última quinta-feira (08), pouco depois da eleição de Leão XIV, a jornalista Ilze Scamparini – que tem uma coincidência inusitada com os três papas que vieram antes dele – entrou no Jornal Hoje, apresentado por César Tralli, para dar suas primeiras impressões sobre a escolha.

De acordo com a jornalista, Francisco pedia que o seu sucessor se chamasse João XXIV (24), o que acabou não sendo atendido por Leão XIV, cujo brasão oficial divulgado pelo Vaticano tem um forte significado.

“Um desejo do Papa Francisco ele já não satisfez, porque o Papa Francisco por duas vezes se referiu ao sucessor dele como João XXIV. Ele preferiu Leão XIV. Vamos ver o que isso vai significar”, afirmou Ilze Scamparini na ocasião.

Papa Leão XIV explica motivo da escolha do seu nome

Em uma reunião com cardeais neste sábado (10) no Vaticano, Papa Leão XIV, cuja dieta tem um prato latino muito fácil de fazer, quebrou o silêncio e explicou o motivo da escolha do seu nome, contrariando o pedido importante de Francisco.

De acordo com sua explicação, divulgada pelo G1, o Papa escolheu o nome para homenagear Leão XIII e indicar que sua liderança irá pelos mesmos moldes. O homenageado ficou conhecido como um dos pontífices que mais lutou pela justiça social e defendeu os direitos dos trabalhadores durante a revolução industrial.

“Há diferentes razões para isso, mas principalmente porque o Papa Leão XIII, em sua histórica Encíclica Rerum Novarum, abordou a questão social no contexto da primeira grande revolução industrial”, disse o Papa Leão XIV na reunião com cardeais.

“Em nossos dias, a Igreja oferece a todos o tesouro de sua doutrina social em resposta a mais uma revolução industrial e aos desenvolvimentos no campo da inteligência artificial, que representam novos desafios para a defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho“, completou o pontífice em sua justificativa.

msn

jornalcristao

Deixe um comentário