Porto Velho: Semusa faz os últimos preparativos para 9ª Conferência Municipal de Saúde

67

A prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), e o Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho (CMSP), realiza a 9ª Conferência Municipal de Saúde nos dias 10,11 e 12 de abril, no Rondon Palace Hotel. O evento é aberto à comunidade.

Durante o mês de março, foram realizadas as pré-conferências nos distritos e na zona urbana, oportunidade em que foram eleitos 64 delegados que representarão os moradores dessas localidades, durante a conferência.

“Esse é o ambiente ideal para os cidadãos darem sugestões e fazerem suas reivindicações sobre saúde, pois, é da conferência que são traçadas as diretrizes das políticas públicas em saúde”, explicou a titular da Semusa, Eliana Pasini, que ministra a palestra de abertura da conferência.

A promotora Emilya Oye, do Ministério Público Estadual, também é uma das palestrantes convidadas do primeiro dia. Estão programadas mesas temáticas com especialistas nos demais temas da conferência: Saúde como direito, Consolidação e Financiamento do SUS.

A representação na etapa municipal da 9ª CMS é obrigatoriamente constituída por 50% de representantes de usuárias e usuários, 25% de representantes das trabalhadoras e dos trabalhadores da saúde e 25% de representantes de gestoras e gestores e prestadores de serviços de saúde.

A abertura acontece dia 10/4, de 13h até 13h30 haverá o credenciamento, às 14h está prevista a abertura da solenidade e, às 14h30, haverá apresentação do tema principal: Democracia e Saúde, com a secretária Eliana Pasini.

Comentários