Previsto: Concurso FUNASA

8

A FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) já pediu autorização ao Ministério competente para abertura de concurso público. No total, são esperadas mais de 450 vagas para esse órgão  federal.

Para o nível médio, a FUNASA necessita de novos Agentes Administrativos, cuja remuneração inicial poderá ser de aproximadamente R$ 3,7 mil. Para o nível superior, cuja remuneração inicial está em torno de R$ 5,2 mil, a demanda será para cargos como Administrador, Arquiteto, Bioquímico, Contador, Economista, Engenheiro, Engenheiro agrônomo, Geólogo, Farmacêutico-bioquímico e Pedagogo.

A expectativa para esse concurso é grande, uma vez que as solicitações para abertura do certame feitas nos últimos três anos foram negadas, por medida de contenção de despesas. A FUNASA, contudo, tem necessidade de repor as vagas decorrente do número de aposentadorias.

Concurso FUNASA de 2009

A principal referência de estudos para os futuros candidatos aos quadros da FUNASA ainda é o concurso realizado em 2009. Sob a responsabilidade da experiente Fundação Cesgranrio, o concurso ofereceu 411 vagas de níveis intermediário e superior.

As provas para Agente Administrativo de 2009 foram objetivas e de redação. Na objetiva, as questões versaram sobre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico e Quantitativo;
  • Direito Administrativo e Ética na Administração Pública;
  • Direito Constitucional;
  • Estatuto e Regime Interno;
  • Noções sobre o SUS;
  • Conhecimentos Específicos.

Já para áreas que exigiram ensino superior, além das provas objetivas (englobou os mesmos assuntos mencionados para Agente, mas incluiu-se Informática Básica), houve também avaliação de títulos e prova discursiva.

Sobre a FUNASA

A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) é um órgão do Ministério da Saúde, com sede em Brasília e presente em outros Estados da Federação.

O principal objetivo do órgão é promover inclusão social por meio de saneamento básico, prevenção e controle de doenças, e proteção à saúde da população. É da competência do órgão atuar na Engenharia de Saúde Pública, tendo como base o perfil epidemiológico, sanitário, social e ambiental para prover saneamento ao país.

A FUNASA também atua na área de Saúde Ambiental, planejando, coordenando, supervisionando e monitorando atividades como, pesquisas e abastecimento de água.

Comentários