O servo sofredor de Isaías 53

38

E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim não abriu a sua boca.

Atos 8:32

O oficial etíope estava em sua viagem. Ele estava sentado em seu carro, lendo um rolo que continha o texto do profeta Isaías, e pensando a quem o profeta se referia na passagem que estava lendo.

Se alguma pessoa perguntar para um teólogo judeu quem representa o servo sofredor do Senhor no capítulo 53 do profeta Isaías, a resposta geralmente será: “Nossa nação!”.

É verdade que Israel atravessou sofrimentos indescritíveis e perseguições únicas em sua história multimilenar. Mas essa passagem específica em Isaías que o etíope estava lendo, menciona uma única pessoa que sofreu em lugar de outras. Isso não se aplica a Israel.

Existe apenas uma resposta correta para a pergunta do oficial etíope, quando diz: “De quem diz isto o profeta?”. Trata-se de Jesus Cristo. Essa foi a resposta que o evangelista Filipe deu quando explicou as palavras do profeta para aquele homem que ocupava um cargo elevado.

As palavras a seguir não poderiam ser ditas acerca de ninguém a não ser o Senhor Jesus Cristo.

“Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos” (Isaías 53:5-6).      

Comentários