O que conhecer no Centro Histórico do Rio de Janeiro

79

Conhecido pelas belas praias, florestas e montanhas, o Rio de Janeiro também respira boemia e história. O Centro Histórico é cercado de construções e vias centenárias que abrigam locais importantes da história da cidade e do Brasil, podendo se considerar um museu a céu aberto.

A capital carioca é uma das cidades mais importantes do Brasil no quesito histórico, mesmo não sendo o destino principal para quem procura este tipo de imersão histórica. Veja alguns lugares que vale a pena fazer um tour no Rio de Janeiro, em relação aos aspectos históricos.

7 lugares para conhecer um pouco da história da capital carioca

Se você vai visitar a capital carioca, pode aproveitar para conhecer além das belas praias e muitas das opções de passeios pela cidade são gratuitas. E que tal um tour grátis pelo Centro Histórico do Rio? Conheça os lugares que mais chamam a atenção dos turistas.

  1. Theatro Municipal

Localizado na Cinelândia, o Theatro Municipal está entre as principais e lindas construções do Rio de Janeiro. Foi construído numa época de muita demanda da atividade teatral da cidade, sendo inaugurado em 1909, com capacidade para mais de 2200 pessoas.

Imagem relacionada

  1. Biblioteca Nacional

Quase ao lado do Theatro Municipal, situa-se a Biblioteca Nacional, sendo a maior da América Latina e a oitava maior do mundo. Possui raridades em meio aos 9 milhões de volumes, como documentos que foram trazidos pela corte de Portugal, o prédio abriga o principal patrimônio bibliográfico do nosso país.

Resultado de imagem para Paço Imperial do rj

  1. Paço Imperial

Localizado na antiga Rua Direita, hoje Rua Primeiro de Março, o Paço Imperial abrigava a sede do reinado e império brasileiro, sendo tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Atualmente é o Centro Cultural, recebendo apresentações de pintura, música, artesanato e outras vertentes culturais. Além disso, conta com uma livraria e uma cafeteria.

Resultado de imagem para Museu Nacional de Belas Artes do rj

  1. Museu Nacional de Belas Artes

Foi construído na onda de modernizações urbanas da virada do século 19 e hoje é o famoso museu por decreto de Getúlio Vargas, em 1937. Tem o maior e mais relevante acervo de artes do século 19, contendo pinturas, livros, documentos, desenhos, gravuras, concentrando mais de 70 mil peças trazidas pela Missão Artística Francesa, além de obras que pertenceram a Dom João XI.

Resultado de imagem para Cine Odeon do rj

  1. Cine Odeon

No Brasil, os cinemas de rua foram basicamente todos extintos depois das proliferações dos cinemas em Shopping Centers. Entre os que ainda permanecem ativos, são símbolo da resistência e por isso precisam ser preservados. O Cine Odeon é um dos poucos remanescentes, hoje funcionando como um Centro Cultural, com uma programação diversificada, recebendo shows, balés, óperas, palestras, além de festivais e mostras de cinema.

Resultado de imagem para Mosteiro de São Bento do rj

  1. Mosteiro de São Bento

O Centro Histórico possui outros destinos para quem quer optar pelo turismo religioso e tem o passeio pelo Mosteiro de São Bento como o mais conhecido. É um patrimônio histórico pertencente ao século 17 e está localizado no alto do Morro de São Bento. Está aberto a visitação em dias comuns somente a igreja, enquanto em datas específicas, permite também a visitação dos claustros.

Resultado de imagem para lapa do rj

  1. Lapa

Região símbolo da boemia carioca, tendo os Arcos da Lapa como cartão postal, construídos no século 18, com a intenção de distribuir as águas das nascentes do Rio Carioca. Hoje abriga vários destinos dos notívagos, com uma presença cultural muito marcante. Várias casas noturnas ecoam os mais diversos estilos musicais, além de casas de shows famosas como o Circo Voador.

Resultado de imagem para lapa do rj

Então, gostou da nossa lista dos lugares para conhecer no Rio, que remetem a épocas importantes? Curta o seu tour pelo Centro Histórico e acumule riquezas históricas!

 

Colaboradores

Strawberry Tours: Tour grátis pelo Centro Histórico do Rio
MultiRio: Centro Histórico do Rio de Janeiro
WikiRio: Arcos da Lapa como cartão postal

Comentários