Brasil critica decisão do Japão de retomar caça comercial de baleias

299

O governo brasileiro criticou a decisão do Japão de retomar a caça comercial de baleias. Em nota, o Ministério do Meio Ambiente descreveu a decisão do país asiático como “uma grande regressão no cenário global” e destacou que a decisão desconsidera a postura da maioria dos países.

O Japão anunciou sua decisão de se retirar da Comissão Internacional da Baleia (IWC, na sigla em inglês), o observador encarregado de preservar as baleias, e retomar a caça comercial até julho próximo. O movimento foi criticado por países como a Austrália.

“O Brasil tem postulado historicamente a defesa de todas as formas de vida nos mares do planeta, especialmente os cetáceos, que têm muitas espécies em risco de extinção”, afirmou o ministério.

“Temos muito a avançar e somente através da ação integrada dos países membros da CBI podemos conseguir proteger essas espécies e outras agendas relacionadas, como abordar questões como poluição marinha e aquecimento global”, disse.

O ministério disse que o Brasil trabalha duro para proteger as baleias e outros animais marinhos de sua costa e conseguiu aumentar significativamente as áreas de conservação do mar.

* Com informações da Xinhua, a agência estatal de notícias da China

Comentários