Bolsonaro recebe ligação de Netanyahu e fará viagem a Israel

167

Logo após ser anunciado como novo presidente do Brasil, na noite deste domingo (28) Jair Bolsonaro (PSL) recebeu um telefonema do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O mandatário americano comentou o assunto no Twitter hoje pela manhã, destacando que busca “trabalhar junto” com o capitão.

Nesta segunda, o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM/RS), anunciado como futuro ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro confirmou que as primeiras viagens internacionais do presidente eleito já estão definidas: Chile, Estados Unidos e Israel.

A escolha do Chile, destaca Lorenzoni, é porque trata-se da “grande referência latino-americana”. “Quem deu certo nos últimos 20 anos, aumentou a renda de sua população, tem boa educação, gera tecnologia e hoje comercializa com o mundo todo? O Chile. Então, tem que ter humildade de ver esse exemplo com atenção”, explica.

Na última semana, o ainda candidato Bolsonaro recebeu a visita de deputados conservadores chilenos, que deixaram a visita alinhavada em caso de vitória.

Ligação do governo de Israel

Na tarde desta segunda (29), a mídia israelense divulgou que a ida a Israel, uma promessa de campanha do peselista, deve ocorrer logo no início do mandato. Embora ainda não tenha falado sobre o assunto depois de eleito, desde o final do ano passado que Bolsonaro vem dizendo que pretende reconhecer Jerusalém como capital e transferir para lá a embaixada brasileira.

O primeiro ministro Benjamin Natanyahu ligou para Bolsonaro, parabenizando-o e afirmou: “Estou confiante e acredito que sua eleição irá reforçar a grande amizade entre nossos povos e fortalecer os laços entre Brasil e Israel. Estamos aguardando sua visita a Israel!”

Segundo sua assessoria, o novo presidente permanecerá no Rio de Janeiro esta semana e deverá apresentar os nomes que integrarão a equipe de transição em 1º de novembro. A confirmação de seu roteiro de viagens internacionais depende ainda dos resultados da nova cirurgia, para análise de sua colostomia, a qual deverá ser submetido.

Comentários