Publicada em 12/02/2018 às 15:39

Pneumonia por aspiração: Conceito, causas, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e evolução

Ocorre quando partículas ou líquidos provenientes da boca ou do estômago sofrem aspiração para as vias aéreas e não são eliminadas pelos mecanismos normais de defesa antes de chegarem aos pulmões.

Resultado de imagem para pneumonia por aspiração

O que é pneumonia por aspiração?

A pneumonia por aspiração é uma pneumonia que ocorre quando partículas ou líquidos provenientes da boca ou do estômago sofrem aspiração para as vias aéreas e não são eliminadas pelos mecanismos normais de defesa antes de chegarem aos pulmões.

Quais são as causas da pneumonia por aspiração?

Pessoas que estejam debilitadas ou inconscientes, com reflexos de defesa fracos ou ausentes correm maior risco de contrair este tipo de pneumonia, mas mesmo uma pessoa saudável que aspirar uma grande quantidade de substância pode apresentar esse tipo de pneumonia. Isso acontece mais frequentemente em bebês, idosos ou pessoas que estejam inconscientes durante o vômito, em que o principal produto tóxico aspirado é o ácido do estômago. Em bebês, a pneumonia por aspiração geralmente se deve a engasgos e à tendência que têm de colocar pequenos objetos na boca, que podem ser aspirados para os pulmões. Em pessoas que tenham sofrido acidente vascular cerebral, a pneumonia de aspiração pode ocorrer devido a uma possível dificuldade de deglutição.

Qual é a fisiopatologia da pneumonia por aspiração?

Originariamente, a pneumonia por aspiração é química e só comporta germes secundariamente. Verifica-se quando o material aspirado é tóxico para os pulmões e o processo deve-se mais a uma inflamação, que a uma infecção. Quando o material aspirado é excessivamente ácido ou cáustico, como suco gástrico ou a água sanitária, por exemplo, eles ocasionam uma espécie de digestão do tecido pulmonar, agravando muito o quadro.

Quais são os principais sinais e sintomas da pneumonia por aspiração?

Os sintomas mais imediatos da pneumonia por aspiração é a súbita falta de ar e uma aceleração do ritmo cardíaco. Outros sintomas podem ser febre alta (acima de 38°C), expectoração com espuma cor-de-rosa, cianose (tonalidade azulada na pele), em virtude da má oxigenação do sangue, cansaço fácil. Nos bebês os sintomas da pneumonia por aspiração podem manifestar-se, principalmente, através de choro excessivo e diminuição do apetite. Nos idosos podem provocar confusão mental e diminuição da força muscular, raramente estando associados à febre.

Como o médico diagnostica a pneumonia por aspiração?

O diagnóstico da pneumonia por aspiração pode ser feito apenas pela análise da sequência dos acontecimentos, mas uma radiografia do tórax e medições da concentração de oxigênio e gás carbônico no sangue podem contribuir para selar o diagnóstico.

Como o médico trata a pneumonia por aspiração?

O tratamento da pneumonia por aspiração pode ser feito em casa ou no hospital, dependendo da sua gravidade. O tratamento consiste em aspirar-se o conteúdo aspirado da traqueia e administrar oxigênio, o que pode ser feito por meio de respiração artificial, se for necessário. Além disso, alguns casos necessitam de fisioterapia respiratória para ajudar a retirar as secreções e melhorar a oxigenação do sangue. Antibióticos podem ser administrados preventivamente, visando evitar uma infecção, ou para combater uma infecção já existente.

Como evolui a pneumonia por aspiração?

De um modo geral, as pessoas que sofrem uma pneumonia por aspiração se recuperam rapidamente, mas algumas evoluem para uma síndrome de dificuldade respiratória grave ou desenvolvem uma infecção por bactérias, fatais em cerca de 30% a 50% das pessoas.

Autor: abc.med.br
Fonte: abc.med.br

Comente com o Facebook