Publicada em 11/08/2017 às 08:27

lentes de contato: Tires suas dúvidas

Embora usadas principalmente por quem não deseja usar óculos, pode ser uma indicação médica quando existe diferença de grau importante entre os olhos ou uma córnea com irregularidades.

Resultado de imagem para LENTES DE CONTATO

Embora usadas principalmente por quem não deseja usar óculos, pode ser uma indicação médica quando existe diferença de grau importante entre os olhos ou uma córnea com irregularidades.

As lentes podem ser gelatinosas ou rígidas. As gelatinosas podem ser de uso contínuo ou descartáveis. Tanto as gelatinosas como as rígidas são feitas com diferentes composições e diferentes métodos de fabricação de modo a lhes imprimir diferentes características.

Assim temos lentes gelatinosas com maior ou menor conteúdo de água, lentes que devem ser descartadas com mais ou menos dias de uso e lentes para uso mais ou menos prolongado. As endurecidas, conforme o material, apresentam graus diferentes de permeabilidade ao oxigênio e os critérios de adaptação das mesmas (diâmetro e curvatura) dependem das características da lente a ser adaptada.

O grau das lentes de contato, especialmente das lentes rígidas, não são os mesmos dos que são receitados para os óculos.

Isto se deve aos seguintes fatos: proximidade da lente ao olho (efeito corretor maior para as miopias e menor para as hipermetropias), variação conforme a curvatura da lente adaptada e com as características do material da lente.

Nem todo mundo pode usar ou é bom candidato ao uso de lentes de contato. É o oftalmologista quem deve determinar quem pode usar, o grau e curvatura da lente a ser adaptada bem como o melhor tipo de lente a ser usado.

As lentes de contato se constituem em um corpo estranho dentro do olho, podendo causar danos importantes para a visão de modo que a segurança de seu uso depende da supervisão do oftalmologista.

São complicações do mau uso de lentes de contato: edema, úlcera, infecção, neovascularização e deformidades na córnea.

A chamada conjuntivite por lente de contato (conjuntivite papilar), bastante freqüente, especialmente com as lentes gelatinosas, pode ter sua evolução controlada pelo exame periódico (depende do tipo da lente esse tempo) do usuário de lentes.

Hoje temos a possibilidade de corrigir quase todos os problemas de refração com lentes de contato desde que não haja contra indicação ao seu uso.

É o olho seco um das principais dificuldades à adaptação com lentes de contato.

Veja ainda:

Publicada em 10/08/2017 as 09:53

Câncer colorretal só mostra os sintomas em estágio avançado

Por ser silenciosa, especialistas chamam atenção para necessidade de exames preventivos

Publicada em 10/08/2017 as 09:24

Fiocruz descobre que pernilongo pode transmitir vírus zika

Pesquisadores descobriram que vírus consegue alcançar a glândula salivar do animal

Publicada em 08/08/2017 as 16:33

Não jogue fora as sementes de mamão! Benefícios do mamão para saúde

Alguns são enfáticos em dizer que devemos evitar frutas, enquanto outros proclamam que as frutas são vitais para uma boa saúde.

Publicada em 08/08/2017 as 14:13

Doenças cardíacas- Fatores de risco

Existem diversos fatores de risco para doenças cardiovasculares, os quais podem ser divididos em imutáveis e mutáveis.

Autor: abcdasaude.com.br
Fonte: abcdasaude.com.br

Comente com o Facebook