Publicada em 23/04/2018 às 11:17

Dezessete municípios de Mato Grosso têm decretos de emergência reconhecidos pela União

Segundo a Defesa Civil, dois municípios aguardam análise da União e outros 39 são monitorados pelo estado.

Comércios e casas chegaram a ficar submersas em alguns pontos de Guarantã do Norte, após fortes chuvas (Foto: Secretaria de Infraestrutura de Guarantã do Norte)

Comércios e casas chegaram a ficar submersas em alguns pontos de Guarantã do Norte, após fortes chuvas (Foto: Secretaria de Infraestrutura de Guarantã do Norte) .

 

Pelo menos 17 municípios de Mato Grosso já tiveram os decretos de situação de emergência reconhecidos pelo governo federal apenas este ano, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil do estado.

Tiveram a situação de emergência homologada os seguintes municípios: Cláudia, Colniza, Comodoro, Cotriguaçu, General Carneiro, Guarantã do Norte, Juruena, Mirassol 'Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Maringá, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo, Poconé, Porto Esperidião e Porto Estrela.

As medidas foram tomadas após prejuízos materiais causados pelas fortes chuvas ocorridas nos últimos quatro meses, como destruição de pontes, bueiros e da malha viária dos municípios, resultando em dificuldades de traslado, acesso aos serviços básicos e perdas na economia local.

De acordo com a Defesa Civil de Mato Grosso, dos 17 casos homologados neste ano, em 11 os incidentes ocorreram em fevereiro ano, quatro em março, um em janeiro e um em dezembro de 2017.

Com o reconhecimento federal, as prefeituras podem pedir recursos para a reconstrução das áreas atingidas, mediante a apresentação de um Plano de Trabalho orientado pela Defesa Civil do estado, onde constará as metas a serem analisadas pela Secretaria Nacional.

Segundo o governo do estado, os municípios de Alta Floresta e Terra Nova do Norte, a 800 km e 648 km de Cuiabá, respectivamente, estão com os processos de solicitação em análise por parte da Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Além disso, outros 39 municípios são monitorados pela Defesa Civil estadual, devido aos danos causados pelas chuvas.

 

Em Comodoro, vias na zona rural tiveram problemas causados pela chuva (Foto: Prefeitura de Comodoro/Divulgação)

Em Comodoro, vias na zona rural tiveram problemas causados pela chuva (Foto: Prefeitura de Comodoro/Divulgação) .

 

Balanço de 2017

Segundo o governo, em 2017, 34 municípios de Mato Grosso tiveram os decretos de situação de emergência reconhecidos pela União. Eles soliitaram uma ajuda total de R$ 124,8 milhões ao governo federal por meio do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil para a execução de 243 ações e obras de reconstrução.

Autor: G1 MT
Fonte: G1 MT

Comente com o Facebook